A 24ª edição do Minas Trend
   15 de abril de 2019   │     14:38  │  0

Expositores comemoram vendas realizadas no maior salão de negócios da moda na América Latina, o Minas Trend

A 24ª edição do Minas Trend terminou recentemente com empresários comemorando resultados bastante significativos. Ao todo, 187 expositores – incluindo vestuário, têxtil, bolsas+calçados e joias+bijuterias – distribuídos em 253 estandes, apresentaram lançamentos para a temporada Primavera/Verão 2020.

A criatividade das marcas e o clima acolhedor do evento também contribuíram para a boa performance dos negócios. “As marcas se dedicaram muito e o esforço pode ser visto nos produtos expostos, fruto da criatividade mineira”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). Ele lembra ainda da força do evento, que abriu as portas para a população, com variada programação cultural, gastronômica e de palestras.

A Skazi retornou ao evento após hiato de uma edição. O seu tradicional fashion show agitou o Expominas no primeiro dia de desfiles. Com show exclusivo do Jota Quest e uma celebração à leveza da vida, a marca mostrou um verão solar, fresh e livre, inspirado no surfwear. Para os proprietários,Vander Martins e Ana Paola Murta, as expectativas foram superadas. As vendas na já consagrada Casa Skazi registraram crescimento de 30%. Além das parcerias nacionais, a etiqueta abriu praças fora do Brasil, solidificando a expansão internacional da marca, que agora já está presente em 23 países.

Os acessórios do desfile da Skazi teve assinatura de Palone Leão – leia-se Palone Design . As peças foram criadas uma por uma a partir da união entre Palone, o stylist Daniel Ueda e equipe da Skazi. Em tempo,  São Paulo vai ganhar loja Palone Design. A abertura deve movimentar a Bela Cintra, nos Jardins, na semana da SPFW.

Denise Valadares participou pela segunda vez do lineup da semana de moda. A jovem marca há duas edições encanta o público e os jornalistas com seu desfile. Para o Verão 2020 ela deu as mãos ao stylist Alberth Franconaid e juntos criaram a coleção Crystals, que foi apresentada no dia 10. As peças, com pegada retrô dos anos 1970 e 1980, levaram ao stand da marca, que pela primeira vez foi indivudal, clientes de todo o Brasil. “O retorno pós desfile é sempre muito positivo. A passarela atrai não somente os holofotes, mas, principalmente, a atenção dos compradores. Abrimos novas praças, fizemos networking e pudemos mostrar o amadurecimento da marca”, pontua a estilista que revela ainda que a participação no Minas Trend sempre será prioridade.

A estreante AKT chamou a atenção com seu conceito athleisure. A marca, lançada oficialmente em março deste ano, levou uma nova proposta para o evento. O mood esportivo com pegada fashion é ideal para quem busca uma peça prática, confortável e, ao mesmo tempo, elegante, que seja capaz de transitar em todos os compromissos do dia a dia.

Segundo a diretora comercial, Sibele Lacorte, a meta estabelecida para negócios foi atingida, especialmente considerando o tempo de mercado da marca. “Conseguimos fechar com lojistas de todo o país, mas o mais importante é que plantamos a semente”. Ainda de acordo com Lacorte, o salão proporcionou ao cliente conhecer as peças, o que garante uma experiência muito mais abrangente do que somente por fotos. “Nosso produto cria um diálogo entre o sportwear e a alfaiataria. O acabamento é totalmente feito em costura francesa, nossos tecidos são de altíssima qualidade.Tudo isso, só é possível ser mostrado ao vivo. Felizmente conseguimos esse contato e a aceitação foi surpreendente”, finaliza.

Para a veterana Arte Sacra, que já participa do evento há 16 edições, o Minas Trend é uma das principais datas no calendário da marca. “Nesta edição, abrimos novos clientes, nomes que já estávamos namorando há algum tempo. Uma compradora de Londres também fechou conosco”, revela a diretora Carolina Malloy. Ainda segundo Malloy, a coleção “Nosso Tempo”, foi muito bem aceita pelos compradores. “Terminamos essa edição com grande felicidade. O Verão foi muito elogiado.Trouxemos peças criativas. O burburinho dos corredores proporcionou novos parceiros e isso é muito positivo”, avalia.

Arte Sacra, desde 2011 no Minas Trend e referência em moda festa, frisa o bom movimento de lojistas no salão de negócios. “Essa edição foi maravilhosa. Tínhamos uma expectativa que foi superada, conquistamos novos clientes e as peças estão fazendo muito sucesso”, afirma Carolina Malloy, uma das sócias da marca. A nova coleção causou burburinho entre os compradores e trouxe novos clientes para a Arte Sacra. “Conseguimos fechar negócio com clientes que já estávamos prospectando”, completou.

Carolina e Marcela Malloy, Arte Sacra.

A marca de moda festa M. Rodarte, presente desde a primeira edição do evento, manteve o ótimo resultado alcançado na 23ª edição. “Nosso grupo vem conquistando bons resultados já há três edições, angariando novos clientes e crescendo acima da média do mercado”, diz Marina Rodarte, diretora do grupo, que também detém a marca Marrô. “Estamos muito satisfeitos por termos conseguido manter o resultado da última edição”, completou. Na edição de outubro passado, a empresa aumentou em 60% sua carteira de clientes.

No setor de acessórios, a grife de bolsas e clutches de luxo Isla, também presente desde o primeiro salão de negócios, destaca a estrutura e o conforto da feira. “O Minas Trend sempre foi uma feira de muito potencial, desde que surgiu. A estrutura sempre foi muito boa, os clientes se sentem em casa. A feira tem muitas características mineiras, como saber receber, e é confortável e bonita”, disse Bruno Saldanha, representante da marca. Ele também elogia o posicionamento do evento no calendário de moda do Brasil. “Com a antecipação da data para o início de abril, a feira realmente teve cara de preview. Foi a primeira feira da coleção para a maioria das marcas e isso é muito bom, pois os clientes tem necessidade cada vez maior de ver novidades em primeira mão”, completou.

A feira de negócios do Minas Trend também atrai marcas que escolhem começar a expandir seus pontos de venda pelo Brasil. Há seis anos no mercado, com sete lojas próprias e participação em feiras internacionais, a paulista Blue Bird está pela primeira vez no Minas Trend com seus sapatos que unem conforto e estilo. “O Minas Trend sempre foi referência na moda brasileira, todas as melhores marcas estão aqui. Vendemos para novas lojas, muitas das que não podem ir a São Paulo comprar”, disse Paula Proushan, sócia da marca de flats de luxo.

A indústria calçadista, inclusive, endossa a retomada de crescimento percebida nesta edição do evento. “Tivemos melhores resultados em relação às últimas duas edições”, afirma Jânio Gomes, presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Minas Gerais (SINDICALÇADOS-MG). “A energia vibrante do evento, com a participação do público na programação, reverberou também no salão de negócios”, completou.

O segmento de joias e bijuterias também enxerga melhora no mercado, ainda que o cenário econômico esteja indefinido. Manoel Bernardes, presidente do Sindicato das Indústrias de Joalheria, Ourivesaria, Lapidações e Obras de Pedras Preciosas, Relojoarias, Folheados de Metais Preciosos e Bijuterias no Estado de Minas Gerais (SINDIJOIAS-AJOMIG), se diz muito satisfeito com a mudança de perspectiva na economia, e com a ótima organização e conceito estético do evento. “Tivemos também um bom mix de empresas da nossa área, e com certeza a feira vai trazer bons resultados para o setor”, contou.

O clima entre os compradores é de otimismo. Para Celso Afonso, presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Bolsas e Cintos de Minas Gerais (Sindibolsas – MG), a impressão é que o mercado está se desconectando do clima de crise. “As compras estão mais conscientes, os pedidos menores, mas mais acertados. Isso gera mais eficiência para o segmento”, analisou.

No evento há algumas edições, Juliana Moreira, da marca de bolsas Agali, também percebeu uma mudança de ânimo positiva nos compradores. “A feira está movimentada e as clientes estão mais animadas, até porque o cenário geral está melhorando”, disse. Ela também destaca o posicionamento do Minas Trend como evento de moda, indo além do salão de negócios. “É importante que se invista cada vez mais nos desfiles e palestras, pois isso atrai um público qualificado”, finalizou.

A consolidação do Minas Trend Preview como referência de geração de negócios e criação de moda também é destacada pelo diretor criativo do evento, Ronaldo Fraga. “Com a 24ª edição, o Minas Trend consolida uma identidade, seu papel e sua importância no mercado de moda não só brasileiro, mas da América Latina”. Ele também frisa o crescimento da influência do evento. “O Minas Trend passa a estabelecer diálogo com o mercado como um todo, e deixou de ser um evento de moda mineira para ser o salão de negócios da moda brasileira. O marco desta estação é o da maioridade, da identidade e de tudo que vem sendo construído ao longo dessa década”, finalizou.

24ª EDIÇÃO EM NÚMEROS

Área total: 25.278 m²
Número de estandes: 253
Número de expositores: 187 (Vestuário: 81 / Calçados e Bolsas: 69 / Joias e bijuterias: 37)