DFB Festival 2019
   12 de maio de 2019   │     11:00  │  0

DFB Festival apresenta ações de formação, empreendedorismo, sustentabilidade e diversão!

O maior evento de moda autoral da américa Latina está chegando às areias do Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, ocorrendo de 15 a 18 de maio com vasta programação multicultural. Instalado em um local de grande integração com a natureza, o DFB Festival 2019 também reafirma este ano o compromisso com ações sustentáveis de estímulo à preservação do meio-ambiente.

CLAUDIO E HELENA SILVEIRA, casal que comanda o DFB.

Para garantir a praia limpa antes, durante e após o Evento, o DFB firmou parceria com a Enel, através do programa EcoEnel. Para a realização de coleta seletiva de todos os resíduos gerados, durante todos os dias de Festival, em ação com consultoria técnica da Transforme Coworking. Visando ações sustentáveis e solidárias, a Diretora Executiva do DFB Festival, Helena Silveira, explica que a renda total da venda da coleta seletiva no Evento será transformada em bonificação para a Edisca.

Além disso, na manhã do sábado, 18, Claudio Silveira e um squad de modelos, irão promover uma ação de praia limpa nas areias do Aterro, no entorno da área do DFB.

Sustentabilidade também é um dos preceitos da economia criativa, sistema produtivo que estará presente no evento através do espaço Reserva Sustentável, apresentado pelo Governo do Estado: 60 expositores irão comercializar produtos que obedecem a critérios sustentáveis de produção e consumo consciente.

MAGO DA BELEZA

LIVRO BELEZA INTEGRADA, POR FERNANDO TORQUATTO.

No dia 16 de maio, durante o evento de moda DFB Festival 2019, Fernando Torquatto lançará o livro Beleza integrada por Fernando Torquatto no espaço da Livraria Senac, às 19h30. Com desfile e sessão de autógrafos, a ação integra a programação do maior ciclo de palestras, mesas-redondas e oficinas sobre moda autoral no Brasil, o Dragão Pensando Moda (DPM), realizado pelo Senac Ceará em parceria com o DFB.

Na obra, o autor comprova que o profissional do mundo da beleza enfrenta desafios inerentes aos novos tempos. A globalização, ao aproximar universos, exige uma linguagem própria ao mercado de trabalho. Hoje, identificação, percepção e compreensão são fundamentais para esta trajetória artística marcada pelo acesso abundante a todos os estímulos oriundos das diversas manifestações de arte.

TALK

Entre os destaques do DPM, o stylist Dudu Bertholini.

Referência em educação profissional, com forte atuação nas áreas de Moda e Beleza, o Senac Ceará assina o make up e hair stylist dos desfiles do DFB Festival 2019, apresenta a coleção cápsula “Cariri Visceral” e promove o maior ciclo de palestras, mesas-redondas e oficinas do País sobre moda autoral, o DPM – Dragão Pensando Moda. Além disso, também apresenta o Ceará Gastronômico, um espaço com 14 restaurantes e culinária diversificada que irá proporcionar experiências para o público visitante, e participa com a Livraria Senac, levando as publicações das Editoras Senac nas áreas de Moda, Beleza, Gastronomia, Comunicação e Cultura, com valores especiais no evento.

PROGRAMAÇÃO MULTICULTURAL

Abraçando diversas vertentes artísticas nesta edição, o DFB Festival 2019 será palco de uma programação multicultural entre os dias 15 e 18 de maio no aterro da Praia de Iracema. O maior evento de moda autoral da América Latina receberá uma série de atrações de dança, com espetáculos clássicos e contemporâneos das companhias Edisca, Vera Passos, Madiana Romcy e a premiada Escola de Dança de Paracuru.

As apresentações ocorrem em uma megaestrutura com mais de 27.000m², que o diretor do DFB Festival, Claudio Silveira, chama de “Cidade Autoral”. No espaço, irão passar 36 desfiles, 4 balés, 18 shows, oito palestras, quatro workshops, sete bares, 14 restaurantes e até uma feira com foco em economia criativa, com 60 expositoras.

INSPIRAÇÃO NO JANGADEIROS

Com desfile assinado pelas esilistas Gisela Franck e Marina Bitu, a Jangadeiro Têxtil marca presença em mais uma edição do DFB Festival. Para comemorar os 20 anos do evento, que nessa temporada tem como tema Vai dar Praia, as estilistas trazem para passarela um passeio pelo universo das mulheres dos jangadeiros, figuras tradicionais do litoral cearense. São elas que se encarregam da casa e da família durante os longos períodos que seus maridos saem para pescar, promovendo a economia feminina através do artesanato ao longo de toda costa.

Rendas, cerâmicas, religiosidade e o mar são alguns dos elementos que ajudam a contar essa história através de uma coleção repleta de tecidos naturais e com uma cartela de cores que vai dos tons sóbrios do off-white até os mais marcantes como o vinho, azul royal e verde. Não ficam de fora as estampas digitais, das quais a marca é referência, que aparecem através de pinceladas em forma de jangada.

DFB + MFF

Para estender a celebração de duas décadas dedicadas à moda autoral a outros equipamentos culturais da capital cearense, o DFB Festival 2019 alia-se ao Museu de Fotografia Fortaleza para uma exposição inédita, reunindo imagens icônicas deste que é um dos mais relevantes acervos da América Latina.

A Mostra Grandes Olhares DFB+MFF é a chance do público conferir o trabalho de mestres da fotografia de moda, como Richard Avedon, Milton H. Greene, William Klein, e Horst P. Horst, entre outros, além de grandes nomes do Brasil, como Luiz Tripolli, Otto Stupakoff, Jacques Dequeker e o contemporâneo Leo Faria, com a série de imagens “Equals”, todas pertencentes ao acervo de Silvio Frota.

CEARENSIDADE

Claudio Silveira reforça: “para o cearense, a praia é mais do que um acaso geográfico: ela traduz a vocação do nosso povo para o empreendedorismo e a inovação, dado o exemplo dos jangadeiros, das rendeiras e do horizonte vasto do Atlântico à nossa frente”.

É a partir desses arquétipos que compõem a cearensidade, que o DFB reforça seu DNA, reunindo, novamente, grandes nomes da moda autoral, como Lindebergue Fernandes, Gisela Franck, David Lee, Wagner Kallieno, Almerinda Maria, Melk Z-da, Jeferson Ribeiro, Ronaldo Silvestre, Kallil Nepomuceno, Rendá por Camilla Arraes e D’Aura, que têm longos históricos ligados ao Evento.

A força da indústria da moda no Ceará marca presença nas passarelas da Flee e das estreantes Parko e Homem do Sapato.

O compromisso da cadeia produtiva do Estado com o DFB deu origem a quatro desfiles, correalizados por entidades representativas do trade.

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará, FIEC, homenageia a trajetória de uma das mais bem-sucedidas empresas cearenses do trade, promovendo o desfile da Água de Coco.