EXCLUSIVO! Entrevista com Fabiano de Abreu, brasileiro com um dos maiores QI’s mundo
   18 de junho de 2019   │     17:30  │  0

Fabiano de Abreu é uma das pessoas consideradas de alto QI, além de escritor, filosofo, assessor de imprensa e empresário luso-brasileiro. De acordo com os testes especializados e laudos da neuropsicóloga Cristiane Costa Cruz, uma das mais renomadas da atualidade no Brasil, Fabiano tem 99% de percentual, o que significa que pertence ao rol dos 1% mais inteligentes do mundo, o que seria equivalente a um QI acima de 180 segundo a antiga escala de medição.

Ele, também, escreveu o livro “Viver Pode Não Ser Tão Ruim” que encontra-se na Universidade de Coimbra em Portugal, na Gregório Semedo em Luanda, Angola e nas bibliotecas de Castelo de Paiva em Aveiro e São Lázaro em Lisboa, ambos em Portugal. Também na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.  

E é com ele que conversamos. Confira:

1 – Esse ano tem sido muito especial para você, conte-nos um pouco sobre o prêmio internacional recebido em Portugal, seus livros e os projetos de palestras.

Todos os anos são especiais de alguma forma, sempre com novas experiências e aprendizados. Sobre o prémio, no ano passado jornalistas de grandes veículos de comunicação do Brasil, Angola, Espanha, Chile e Portugal assinaram o reconhecimento afirmando que fui o maior criador de personagens da história, o que resultou neste prémio internacional em Lisboa. É muito difícil ter reconhecimento no Brasil, portanto, agradeço a iniciativa do prémio que tem como dono um brasileiro que vem buscando apoio internacional que não alcança no Brasi l.  Sobre meus livros, vou lançar o ‘Filosofando a Imprensa’ onde conto como a filosofia foi importante nesse processo que resultou no título. Esse ano ainda lanço o ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ das frases ao contexto, que é um livro para incentivar, adaptar, perceber e agir para que tenhamos uma vida de plenitude e paz. As palestras não há muitas ainda, eu precisava de alguém que as negociasse e preciso de tempo também, mas pro futuro penso melhor nisso.

2 –  Como você utiliza psicólogos no seu trabalho para avaliar teorias de práticas de vida?

Observei os filósofos contemporâneos e suas percepções em relação as questões da vida e percebi que são bons argumentos, plausíveis mas alguns de opinião pessoal que foge um pouco de um raciocínio lógico. Na época de política alguns puxaram inclusive para questão partidária. Mas no entanto a maioria deles são excelentes e quem diz que a filosofia está morta não sabe o que está dizendo. Estamos com muitos bons filósofos com teorias ótimas e atualizados. Eu uso psicólogos por dois motivos, primeiro que os admiro na questão teórica, cheguei a fazer psicologia já, segundo que é convincente uma teoria filosófica com embasamento psicológico assinado por um profissional. As ideias e textos são 100% meus, a diferença é que envio para que leiam e avaliem se tenho razão naquilo, se enlouqueci de vez, se a percepção é universal e coerente dentro de uma questão teórica. Inclusive aprendo muito pois eles me dão uma percepção dentro do estudo sobre aquilo que falo baseado em uma teoria prática. Minha melhor psicóloga um dia me perguntou para que pergunto a ela sobre meus textos se está correto dentro de um raciocínio lógico e com palavras que fazem o cidadão comum entender e eu disse:  Gosto quando me confirma o que eu acho que é, e mais, gosto quando me fala termos baseados n o estudo para explicar o que pensei. Além disse estou confirmando e carimbando minha opinião.

3 – Quais os seus principais transtornos ou dificuldades com o QI alto?

A primeira é perceber que é diferente não por ser anormal e sim por ser realmente diferente. Tem que aprender a lidar com o cognitivo para que ele não mostre um mundo que não queria enxergar ou diferente do que foi condicionado podendo causar transtornos, decepções e tristezas. Casos como ansiedade extrema, mudança de comportamento, isolamento como consequência do conhecimento e percepção taxativa que o posiciona dessa maneira. Alto QI não é ser um anormal e sim um normal demais sem bloqueios para questões da vida podendo assim se isolar por não ser compreendido.

Tive muitos problemas para ser sociável na infância porque não falava com as pessoas, só observava. Sentia um misto de vergonha, introspecção e preocupação com a imagem que tinham de mim. Então, buscava conforto trancado no meu mundo. Quando estou em ambientes públicos é como se minha mente estivesse aberta para tudo, ouvindo e captando tudo ao meu redor. Por um lado, é um momento que meu raciocínio encontra-se apurado e posso fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Mas, às vezes, isso me perturba de uma maneira que pode gerar um pânico e passo mal.

 4 – Como você pode ajudar educadores e pais a identificar crianças com alto QI?

Um teste feito por um neuropsicólogo autorizado é a melhor maneira. Posso indicar os profissionais para que façam o teste, seja para conhecer melhor seu filho ou até mesmo para saber suas aptidões para que seja um grande profissional.

5 – Atualmente vivendo em Portugal, qual analise você faz do momento político da Europa e do Brasil?

Há corrupção na Europa também, não a nível do Brasil ou até a nível mas ainda não descoberto ou revelado. Aqui em Portugal por exemplo os políticos se protegem e criou-se um “panela” que pode explodir também. O que difere é a educação e cultura do povo que não deixam as ruas sujas nem as casas sem serem cuidadas. O comportamento difere e as pessoas tem um nível de conhecimento para debater as questões. Mesmo assim, há seus problemas, não a nível do Brasil, mas a questão mi gratória aqui está resultando em transtornos sociais e muitos problemas. Há também muitos que não querem trabalhar e se mantém com subsídio do governo. Há preconceito, há imigrantes bons e outros trazendo violência. É um momento transitório que precisa de adaptação e os transtornos virão pelas diferenças. O estrangeiro vem e quer que a cultura seja dele e não adaptar-se a cultura local e isso causa diferenças que resultam até mesmo em violência. Países como Espanha e França estão passando por problemas sérios e Portugal respira aliviado pelo turismo e por causa dos brasileiros que compraram muitos imóveis e trouxeram o dinheiro do Brasil. Mas não há emprego como pensam que há, o mundo está em crise, em adaptação, em transformação. Lembrando que na história da nossa evolução as tribos sempre se duelaram, nosso cérebro primitivo ainda faz com que isso aconteça e toda essa migração ainda dará o que falar e o governo precisa conseguir solucionar isso.

Confira as bases de QI mundial:

QI acima de 127: Superdotação

121 – 127: Inteligência superior
111 – 120: Inteligência acima da média
91 – 110: Inteligência média
81 – 90: Embotamento ligeiro
66 – 80: Limítrofe
51 – 65: Debilidade ligeira
36 – 50: Debilidade moderada
20 – 35: Debilidade severa
QI abaixo de 20: Debilidade profunda