Quarentena: Como cuidar da pele em casa?
   17 de abril de 2020   │     15:54  │  0

Os dias em casa no período de quarentena permitem que a rotina skincare receba mais atenção. Este pode ser um bom momento para cuidar da pele, com opções conscientes e saudáveis, que preservam e tratam a beleza de forma natural. Para isso, a dermatologista especialista em cosmiatria e parceira Souvie, Luciana Garbelini, preparou um checklist com passos essenciais para uma rotina skincare orgânica.

Além das dicas, a expert comenta porque cosméticos orgânicos beneficiam a pele. Entenda!

Cosméticos orgânicos na pele

Além de ser o maior órgão do corpo humano, a nossa pele possui vitaminas e sais minerais semelhantes aos da composição de produtos orgânicos e naturais. Todas essas características trazem diversos benefícios ao optar por cosméticos desse tipo. “A pele absorve até 60% do que é passado sobre ela. Além disso, por possuir micronutrientes semelhantes aos da composição de cosméticos orgânicos, ela consegue assimilar a absorção dos ingredientes e responder melhor à hidratação”, explica Garbelini.

Outro fator a ser considerado é que, com o tempo, o uso contínuo de produtos à base de componentes sintéticos pode deixar a pele mais sensível. Sobre isso, a especialista explica, “é por essa razão que o índice de alergias dermatológicas tem aumentado. Em contrapartida, cosméticos orgânicos evitam o ressecamento e descamação da pele, reações alérgicas e outros problemas no sistema imunológico.”

Steps de cuidados com produtos orgânicos

Limpeza

A limpeza do rosto é fundamental. A dermatologista explica que, “a poluição e o contato com elementos tóxicos agridem a cútis diariamente. Portanto, na hora da limpeza, o uso de produtos orgânicos é fundamental, já que os mesmos agem com ativos purificadores de ação anti-inflamatória e regenerativa”, esclarece Garbelini, que complementa, “todo o rosto precisa ser higienizado, mas os cantos do nariz, queixo e centro da testa devem ser priorizados, já que são áreas que sofrem com maior acúmulo de sujeira, oleosidade e suor”.

Essa etapa não tem segredos! De acordo com a especialista, basta aplicar uma boa quantidade de mousse de limpeza facial nas mãos e massagear o rosto suavemente.

Esfoliação

A esfoliação é o segundo passo, atuando como um tratamento de desintoxicação facial profunda. “Esfoliar elimina a camada de células mortas acumuladas e outras sujeiras que ficam depositadas nos poros, mesmo após a limpeza facial. Os cristais de quartzo – que fazem parte da composição da areia – removem as impurezas por meio de uma leve fricção na pele”, explica a parceira Souvie.

A esfoliação com produtos orgânicos pode ser feita até duas vezes na semana, diferentemente dos produtos tradicionais, que são indicados para uso apenas 1x a cada 15 dias.

Hidratação

Mesmo que a esfoliação aconteça 2x por semana, a hidratação pode ser diária. “A esfoliação remove as células mortas da pele, deixando os poros suscetíveis a absorção dos nutrientes do hidratante, o que potencializa o efeito na pele”. Embora esse step possa ser feito a qualquer hora do dia, fica ainda mais eficaz após o banho, período em que os poros se dilatam e há aumento na circulação sanguínea devido ao vapor do chuveiro, ajudando na absorção dos componentes do hidratante.

+BEAUTY

A Souvie, marca de cosméticos orgânicos com diversos produtos no portfólio para pele, rosto, mãos e cabelos, lança a linha de sabonetes feita exclusivamente de óleos e manteigas vegetais. A linha apresenta seis diferentes tipos de sabonetes, com as fragrâncias: lavanda, capim limão, erva-doce, alecrim, basílico, e um hipoalergênico. As fragrâncias provêm de óleos essenciais extraídos da fazenda Souvie, que proporcionam efeitos benéficos à saúde e reconhecidos em preceitos de aromacologia – conhecida como a psicologia dos aromas responsável por estudar as alterações de humor causadas pelo cheiro. “Gostamos de dizer que é o produto perfeito para acalmar a pele e a mente”, afirma a sócia-fundadora, Carolina Villar.

Para garantir que as propriedades dos óleos vegetais sejam preservadas, o processo de saponificação é feito a frio, o que garante um produto que proporciona uma intensa limpeza e hidratação da pele. Seu processo de secagem e maturação leva 30 dias para só então ser comercializado. A linha de sabonetes Souvie é vegana e possui o certificado da Ecocert Greenlife, assim como todos os outros produtos da empresa.


A rotina mudou e o abraço apertado precisa esperar. A forma mais indicada de se cuidar, por enquanto, é ficar em casa. E para esse cuidado ficar ainda melhor, O Boticário traz uma novidade – Nativa Spa Rosé, uma combinação exclusiva de ingredientes que nutrem profundamente a pele e combatem o ressecamento, promovendo um momento único de cuidado de dentro para fora. Sua fórmula conta com um exclusivo blend de rosas e óleo nutritivo de quinoa para recuperar a vitalidade da pele e dos cabelos na 1° aplicação, deixando os fios mais luminosos e a pele do corpo cheia de viço e maciez. É o ritual da beleza perfei to para renovar as energias mental e física nesse momento.