DIA DA AMAZÔNIA: ECO-ACHADINHOS
   31 de agosto de 2020   │     15:10  │  0

O Dia da Amazônia, no próximo dia 5 de setembro, além de celebrar as riquezas naturais da maior floresta tropical do planeta, é um momento para conscientização sobre as melhores formas de preservá-la e também para pensar no meio ambiente como um todo. Ainda considerada uma das indústrias mais poluentes do mundo, a moda tem se reinventado e proposto produtos feitos a partir de materiais inovadores e menos poluentes – é o caso de marcas como Intimissimi, Lacoste Eyewear, Bottletop e UMA X.
 A Intimissimi, marca italiana de lingerie e loungewear, trouxe para o Brasil neste mês a Green Collection, sua primeira coleção sustentável com diferentes modelos de pijamas, malhas e lingerie, com tecidos sustentáveis inovadores, como seda, rendas e modal feitas a partir da fibra de bambu – uma matéria-prima altamente renovável. A coleção-cápsula, apresentada no país pela atriz e garota-propaganda da marca Bruna Marquezine (foto), está disponível no site e em todas as lojas e oferece ao cliente a oportunidade de plantar uma árvore e acompanhar seu crescimento online (de 24/08 à 06/09, acima de R$450,00 em compras com ao menos um item da Green Collection), através de uma parceria da Intimissimi com a Treedom – única plataforma que permite o incentivo ambiental e seu acompanhamento à distância. No Brasil, a marca assinou recentemente uma parceria com o selo Eu Reciclo, que tem o compromisso de compensar o impacto ambiental das embalagens pós consumo, desenvolvendo a cadeia de reciclagem e incentivo à economia circular.

Óculos da linha Reshape

A Lacoste Eyewear também traz ao Brasil a linha de óculos de sol Reshape, a primeira da marca fabricada em material injetado reciclado: cada armação – em formato retangular, unissex e nos estilos infantil e adulto – é feita a partir de 5 garrafas PET. As lentes, biodegradáveis, enfatizam a responsabilidade ambiental que a nova linha carrega e o conceito de design consciente é finalizado com os cases, produzidos com a mistura de garrafas PET e algodão orgânico.

#TOGETHERBAND usa criatividade e cultura para aumentar a conscientização do público

Desde abril do ano passado, a inglesa Bottletop, famosa por seus acessórios sustentáveis de luxo, tem investido na campanha #TOGETHERBAND, iniciativa que visa unir a comunidade global em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, estabelecidos em 2015 com o intuito de combater a pobreza, proteger o planeta e garantir a paz e a prosperidade para todas as pessoas até 2030. São 17 pulseiras feitas por artesãs do Nepal, a partir de metais derretidos e plástico retirado dos mares próximos a Costa Rica. Ao comprar uma pulseira, outra é enviada para que possa ser compartilhada. O lucro é 100% revertido para auxiliar projetos da ONU e as pulseiras podem ser compradas pela Shop2Gether

Linha sustentável com o compromisso de criar colaborações que, além de design apurado, tragam significado, transparência, responsabilidade e relevância para a roupa

Já a brasileira UMA, no mercado nacional há mais de duas décadas, lançou em julho desse ano a UMA X, linha sustentável voltada para o público jovem e apoiada nos pilares da transparência, responsabilidade, ética, relevância e inovação. Na primeira coleção lançada, a linha fez da marca uma pioneira no país ao utilizar o ECONYL®, um nylon produzido a partir da reciclagem e purificação de resíduos plásticos retirados do oceano, e trabalhar o papel amassado como matéria-prima para produção de mochilas. A coleção representa mais uma iniciativa sustentável da empresa, que já utilizou tecidos ecológicos em coleções passadas e, em 2007, abriu no Shopping Morumbi, em São Paulo, uma loja livre de emissão de carbono.

Em convite ao engajamento pela conservação da floresta, a Natura inicia a semana de celebração do Dia da Amazônia (5 de setembro) com lançamento de filme e manifesto de Natura Ekos. Na campanha, assinada pela agência Africa, a marca defende que, em meio aos índices alarmantes de destruição ambiental, não existe outra possibilidade senão a que preze pelo bem-estar humano E o bem-estar ambiental.

Desta forma, a Natura reforça a importância de uma nova era, a “Era do E”, em que um negócio só será bom se promover desenvolvimento em harmonia com o meio-ambiente e um produto só irá trazer benefícios pessoais quando oferecer também benefícios para o planeta.