MUCURI = GASTRONOMIA + ARTE
   5 de março de 2021   │     16:16  │  0

Não há dúvidas que o Mucuri é diferente. Exatamente por apresentar um diferencial é que o espaço tem atraído uma clientela curiosa para provar os deliciosos sabores e aromas de bebidas e comidas da casa. Inaugurado a cerca de um mês, a proposta do lugar é se tornar também um ponto de vivências culturais em Marechal Deodoro, valorizando a culinária local e a arte que percorre as ruas do centro histórico.

 

Para além de bar e restaurante, Mucuri surge como espaço cultural onde música, cinema, artes visuais se expressam por meio de eventos, exibições de filmes e exposições temporárias. Atualmente, o lugar recebe obras de Rominho Ribeiro, que faz arte a partir de sucata. As esculturas têm a temática regional, mas a produção do artista abrange outros temas presentes em cenários e objetos do dia a dia. 

 

Ocupa uma casa histórica construída na orla lagunar da cidade e mantém as características originais preservadas com o tempo. De fato, a memória e identidade de um lugar está presente no patrimônio material, mas esquecemos de outra coisa fundamental, que é igualmente importante: o patrimônio imaterial.

 

O espaço Mucuri representa o bem receber as pessoas através da boa gastronomia, sendo um espaço que acolhe a regionalidade presente na culinária e também em elementos culturais locais, como a história de Nelson da Rabeca e a farofa de abóbora do Seu Manuel.

 

O menu é imenso de sabores em seu tamanho reduzido. Entre os pratos queridinhos está o filé de peixe assado em papilote de taioba, combinado com arroz de castanha e uma deliciosa farofa de couve. Faz parte do cardápio ainda a suculenta lagosta grelhada, salteada com alho e azeite e servida com talharim preto. A cozinha é pautada na comida caseira, com ingredientes regionais, suculentos, cheia de novos sabores, sem esquecer das raízes e da trajetória de vida.

 

É possível sentir a brisa suave no rosto proveniente da orla lagunar que fica bem em frente ao restaurante. Das janelas é possível visualizar as maravilhas de Marechal Deodoro, como o lindo pôr do sol ou os voos sincronizados das gaivotas. Mucuri é muito mais que um ambiente, é uma forma de acolher e valorizar a cultura.