HIGHLIGHTS DA SPFW 52
   19 de novembro de 2021   │     20:31  │  0

A 52ª edição do São Paulo Fashion Week – que faz parte do Festival SPFW + Regeneração e acontece de 17 a 21 de novembro em formato híbrido (online e presencial) – reforça a potência da moda e sua força criativa como catalisadora de mudanças. Com direção de Paulo Borges, cria um espaço agregador e promove um ambiente de expressões de diversas redes e importantes discussões. Uma série de eventos acontece ao longo da semana, além dos desfiles, como o Moda Empreendedora, a apresentação da trajetória das Mentorias – promovidas entre agosto e novembro pelo Festival SPFW + Regeneração – e as ocupações dos Encontros Criativos.

 

SPFW + SANTANDER

Ao longo dos últimos meses, o Festival SPFW+ Regeneração promoveu quatro encontros criativos entre estilistas e convidados para discutirem e repensarem os seguintes temas: consciência, coletividade, racialidade e alimento. As duplas, foram:

 

. Fernanda Yamamoto + Comunidade Yuba

. Luiz Cláudio + Iza

. Oskar Metsavaht + Sidarta Ribeiro

. Ronaldo Fraga e Neka Mena Barreto

 

Desses quatro encontros, três resultaram em ocupações interativas que foram apresentadas na 52ª edição do SPFW: duas no Ibirapuera e uma em tempo real durante o desfile da estilista Fernanda Yamamoto, no Centro Cultural de São Paulo. “Acredito que o novo ocorre quando misturamos ingredientes nunca antes combinados. É dessas interações imprevisíveis que surge algo novo”, diz Marcello Dantas, curador do Festi val e co-criador das intervenções.

 

RONALDO FRAGA

O Fashion film “Entre Tramas & Beijos”, inteiramente gravado em Santa Catarina, foi apresentado no dia 17/11 durante a principal semana de moda brasileira. Do Cariri para o Sul do Brasil, as referências criativas e inspiracionais do estilista Ronaldo Fraga parecem não ter fronteiras. Após destacar a cultura do sertão nordestino na última edição da São Paulo Fashion Week, Ronaldo leva a passarela virtual do evento a sua histórica relação com a cidade catarinense de Brusque, um dos principais polos têxteis do país.

 

SANTA RESISTÊNCIA

Para sua segunda coleção apresentada na São Paulo Fashion Week, sendo a primeira em formato presencial, Mônica Sampaio resgatou todas as referências que há seis anos solidificaram o propósito de sua marca, a Santa Resistência. Um trabalho de pesquisa que une a ancestralidade da mulher preta, a moda africana e a região do Recôncavo Baiano, onde nasceu, na cidade de São Félix. A coleção “Joias do Recôncavo” entrou na passarela do evento no dia 19 de novembro, às 15h, como parte do projeto Sankofa.

 

VON TRAPP

Hoje (19), no SPFW, aconteceu o desfile virtual do Von Trapp, em que foi apresentada a colab de óculos feita entre o estilista e a marca Zerezes. O modelo criado nesta parceria é o Spectrum e o lançamento oficial para compras acontecerá em 1 de dezembro. Apesar de ser disponibilizado somente daqui cerca de duas semanas, a marca abrirá uma landing page, para fazer uma lista especial de pessoas que terão acesso à coleção limitada antes da hora.

 

TORINNO

Criada em 2017 pelo stylist e diretor criativo Luis Fiod, a Torinno estreou no SPFW em 2018 dentro da lista de marcas de moda masculina do evento. Nesta temporada, a grife agrega ao masculino o lançamento de sua primeira linha feminina em coleção inspirada no verão de grandes metrópoles à beira-mar, num misto do calor extravagante de Dubai com o lifestyle cool effortless de Los Angeles. “Imaginei um verão noturno e urbano, um clima tropical sob o ar-condicionado. Tem praia, mas é uma praia à noite”, diz Fiod.

 

JOY MODEL

Natural do arquipélago de Cairu, na Bahia, Oda Thaylor (@Oda_tlr), de 22 anos, viu sua vida mudar repentinamente: revelada pelo The Look Of The Year em 2020, seleção de modelos da JOY Model, a bela conquistou patamar de aposta nesta temporada de moda brasileira. Prestes a estrear no SPFW, Oda fez sua primeira viagem de avião recentemente, para estrelar a filmagem da apresentação virtual da ÁLG, pilotada por Alexandre Herchcovitch. Oda também está escalada para as apresentações de Rocio Canvas e Isaac Silva, entre outras que devem se confirmar nos próximos dias.

 

SANKOFA

O Projeto Sankofa tem como objetivo racializar a moda brasileira, começando pela maior semana da de moda da América Latina, a São Paulo Fashion Week. De coautoria do movimento Pretos na Moda, por Natasha Soares (membro fundador e diretora administrativa) e Rafael Silvério (Guardião da Startup de Inovação Social VAMO – Vetor Afro Indígena na Moda), o Projeto Sankofa segue dando continuidade aos passos iniciais da temporada anterior.

 

WAY MODEL

Natural de Namibe, município de Angola, o belo Mustafar (@mustafar), de 21 anos, imigrou para o Brasil em busca de novas oportunidades. Por aqui, pôde começar a tão sonhada faculdade de Arquitetura e Urbanismo, além de encontrar no Brasil a oportunidade para despontar como modelo. Aposta da moda, Mustafar será destaque das grifes Free Fire, P.Andrade, João Pimenta, Silvério e Ateliê Mão de Mãe no SPFW 52

 

O catarinense Marlon Teixeira estrelou o desfile da Torinno, que foi apresentado dia 17. Marlon foi lançado pela WAY Model e chamado de “Gisele de calças” pela performance rara entre modelos masculinos: aos 30 anos, o belo segue ranqueado “ícone da moda”, “mais sexies do mundo” e “top 50” pelo Models.com, e desembarca em São Paulo especialmente para desfilar no evento.

 

Misci, marca de Airon Martin, fala de Brasil e enxerga na cultura e raízes de nosso país o potencial para a construção de novas narrativas. Pois todas as coleções e relações da marca refletem esse propósito. E sua relação com a Sasha (WAY) não é diferente. A Misci reflete todas as mulheres que fazem parte da vida do Airon. Nascido e criado em Sinop, cidade do Mato Grosso que é parte do território amazônico, foi criado por sua mãe, avó e tias. O seu processo criativo parte da essência dessas mulheres, que tanto contribuíram para sua formação. E dessa relação com mulheres fortes veio a sua relação com Sasha. Dessa sinergia, tivemos a participação exclusiva da modelo no desfile da marca, realizado no dia 19 de novembro de 2021, no Parque do Ibirapuera – Pavilhão das Culturas Brasileiras.