INTERVIEW: NATURA NO ROCKinRIO
   15 de agosto de 2022   │     21:44  │  0

Entrevista com Maria Paula Fonseca, diretora global da Natura: Amazônia transborda no Rock in Rio’22 em ações que unem experiências sensoriais, engajamento social e impacto positivo

Natura e Rock in Rio Brasil novamente unem forças por um mundo melhor e mais bonito?

A parceria, iniciada na última edição, foi renovada com o propósito de mobilizar mais pessoas em torno de temas essenciais para um futuro mais sustentável. Acreditamos que a arte, a cultura e o entretenimento acessam um campo dos sentidos e das emoções que tem um grande potencial de mobilização para as transformações que queremos ver na sociedade.

No seu retorno à Cidade do Rock, a marca faz um convite para que mais pessoas se encantem e se engajem pela Amazônia Viva:

O Rock in Rio acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro, na Cidade do Rock (Parque Olímpico, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro), e deve receber cerca de 700 mil pessoas durante os sete dias do evento.

A Natura entende que a Amazônia em pé é uma chave, urgente e importante, para a construção de um mundo mais bonito. Por isso, em todas as experiências da marca ligadas ao festival, o público será convidado a se encantar com o vasto universo multicultural da Amazônia. É um convite para a transformação individual e coletiva que queremos ver no mundo. E, a partir dessa vivência, queremos mobilizar o público a agir pela floresta em pé, fazendo escolhas que impactam positivamente no futuro do planeta. 

Ativações da marca convidam o público a conhecer outras dimensões da Amazônia e a se engajar pela floresta em pé ao fazer escolhas que impactam positivamente no futuro do planeta

Um dos destaques é a NAVE. O que reserva a atração co-criada?

Após a colaboração inédita em 2019, que teve como tema a conexão entre o presente e o futuro, a NAVE volta à Cidade do Rock para mostrar uma Amazônia que fala em primeira pessoa, que é plural, feminina, contemporânea, ancestral e periférica, e que transborda arte e cultura.

A atração vai ocupar a Arena 3 em uma experiência imersiva que conjuga diversos elementos: projeções, texturas, efeitos sonoros, música e performance, com elementos centrais da cultura do norte, como redários, a aparelhagem de brega e o toró – as tempestades típicas da floresta tropical, além da maior aparelhagem construída pelo artesão projetista João do Som.


Um vídeo mostra os “Rios Voadores” chegando até uma multidão do Rock in Rio, embalada pela música Carimbó de Maria, performada pela multiartista e diretora musical da Nave, a paraense Aíla. O objetivo da campanha é aproximar o público de uma Amazônia rica e pulsante.

E o que mais?

O Portal Natura, assinado pelo arquiteto Marko Brajovic, será uma experiência sinestésica sobre a Amazônia em diversas dimensões; na loja Pop Up Natura, o público pode experimentar e comprar produtos icônicos da marca, como as linhas Ekos e Faces. Além disso, a Natura também promoverá experimentação de produtos Faces e Ekos com distribuição de brindes customizados durante o festival.

Nossa campanha e as experiências no festival são um reflexo da profunda relação da Natura com a Amazônia. Há mais de 20 anos presentes na região, nos encantamos com a riqueza, com as pessoas e com a abundância da floresta. Desde então, desenvolvemos um modelo de negócios único baseado na sociobiodiversidade, que une ciência, tecnologia e inovação ao conhecimento tradicional, gerando desenvolvimento socioeconômico e valorização cultural do território. Queremos promover esse mesmo encantamento nos nossos espaços, conteúdos e com os nossos produtos da linha Ekos, que além de terem um sensorial incrível, envolvem mais de 8 mil famílias no processo produtivo e contribuem para a conservação de mais de 2 milhões de hectares de floresta. 

Loja Pop Up Natura:

Os produtos de Ekos são a prova de que é possível estabelecer um círculo virtuoso a partir de um modelo de negócio que gera renda e maior valor compartilhado para todos, contribuindo também para conservar e regenerar o meio ambiente. Descobrimos bioingredientes que, incorporados à nossa cadeia de valor, mantêm a floresta em pé e apoiam o desenvolvimento social e econômico de mais de 8 mil famílias agroextrativistas. Os produtos têm uma alta performance sensorial e, ao mesmo tempo, convidam as pessoas a contribuírem diretamente para manter a Amazônia Viva.

Fale sobre os produtos oficiais do festival:

Neste ano, Faces, marca de maquiagem que faz o convite para ousar, expressar e criar com orgulho de ser quem é, traz uma coleção exclusiva Rock in Rio, com 6 novos batons cremosos, numa embalagem especial comemorativa com assinatura exclusiva. As cores Pink Up, Nude Fresh, Cobre Sunset, Under Red, Rock’n’Red e Vinho Rocks compõem o portfólio com peças-chave na composição de um visual descolado e marcante.

No festival, o público também poderá experimentar lançamentos da linha Ecovibes – como iluminador glow para rosto e corpo, paleta de sombras e lápis multifuncionais – que unem a variedade de cores do ambiente de festivais com embalagens sustentáveis. Durante o dia, o público também será convidado a experimentar o serviço de proteção solar da linha Fotoequilíbrio, disponível de forma volante, em todo o gramado.

E os brindes?

Quem participar das experiências da Natura no festival também poderá ganhar brindes como uma pulseira de tecido feita exclusivamente para o festival, cremes de mãos Ekos e itens como batons e lápis multifuncionais da linha Faces.