Sanduíche: impossível resistir a essa tentação!
   26 de maio de 2020   │     23:12  │  0

Os fanáticos por sanduíche já podem comemorar. O Dia do Burger, 28, chegou e, para celebrar, casas especializadas – e outras que têm o item no menu – preparam receitas ousadas e promoções extras para a data.
A receita parece simples: é só acrescentar recheio entre duas fatias de pão. Hoje, o sanduíche é internacionalmente reconhecido como uma refeição versátil. As receitas vão desde as gourmet às mais básicas, estando entre elas os hambúrgueres artesanais, o araburger, o pão de batata, o Croque-Monsieur, Bauru e muitas outras, num tour pelo circuito gastronômico maceioense, que pretende ser uma pequena vitrine do que melhor existe no mundo.
Sim! Para comer(morar!) a ocasião, o blog lança um roteiro com os escolhidos – segundo nosso critério pessoal e intransferível. Confira as dicas do nosso Guia do Burger para matar a fome e brindar a data em alto estilo.

THE BLACK BEEF

Não à toa a marca saiu de um food truck para uma das cadeias de hambúrguer gourmet mais amada do país. O Jam burger, por exemplo, vem no pão artesanal, burger de costela, parmesan cream, queijo brie… um incrível crispy de bacon e a geleia de pimenta parecem pequenos detalhes, mas fazem toda a diferença.
A casa também tem uma excelente opção para os vegetarianos: o Futuro burger (vegetal – feito com base de ervilha e com um fio de beterraba, que quando aquecido simula o sangue na carne) é envolto em alface, tomate e maionese de ervas e circundado por um pão brioche.

MCDONALD’S

Nem só de fast food básico vive a famosa franquia mundial. O (delicioso!) Picanha ClubHouse traz os principais elementos do primeiro sanduíche da linha Signature: pão brioche, alface crespa, tomate, bacon, queijo emental, cebola caramelizada e molho de picanha, com um plus: 1ou2 suculentos hambúrgueres de picanha.

OBA!

Embora tenha nome gringo, o American Burger tem sotaque nordestino, já que o brioche que o envolve é tostado na manteiga de garrafa. A delícia é arrematada com maionese defumada, alface americana, cebola roxa, queijo prato, tomate fatiado e farofa de batata crocante. Tudo envolvendo um generoso burger de 180g.

Para os vegetarianos, o Veggie Burger vem no clássico pão brioche (também tostado na manteiga de garrafa!), maionese tradicional Heinz, rúcula, tomate fatiado e uma incrível geleia de pimenta, que dá um toque pra lá de especial a um burger de queijo coalho empanado (bem!) crocante. Aprovadíssimo!

CARECA

O Careclássico é um generoso hambúrguer gourmet de 180g, com a indefectível maionese da casa, queijo prato e alface. Tudo junto e misturado num pão fofinho.
Não se trata exatamente de um burger, mas o sanduba de Picanha do Careca é irresistível! Com pão bola, 150g de picanha argentina fatiada, queijo prato, alface e tomate fresquinho!

SARAH’S


Nem uma casa especializada em comida árabe escapou de nossa seleção. O Araburger é um sanduíche no pão árabe (salpicado de um perfumado gergelim!), com hambúrguer de kafta, mussarela, alface, tomate e maionese. Muito bom!

SUPERPIZZA

A casa de fatias de pizza mais famosa do Estado também entrou em nosso rol com seu famoso pão de batata (opção para crianças), recheadíssimo de mussarela.
Ou para quem não come carne vermelha, o Sobre as Ondas: pão de batata, com molho de tomate, mussarela, finíssimas fatias de cebola, azeitona verde e um levíssimo atum.

 

OUTBACK

O saboroso Ribs Double Decker (R$ 44,90) e o incrível Fire Cracker Shrimp Burger (R$ 46,90) trazem muita ousadia na combinação de sabores. O primeiro deles é a união perfeita de um suculento burger de 200g com a inconfundível costela de porco desfiada e fatias de queijo emmenthal no pão Brioche com molho Killer e mix de temperos Outback. A segunda opção é a inusitada combinação de um burger de 200g e camarões empanados envoltos no molho Fire  ; Cracker – levemente picante e com toque adocicado. Ele é servido no pão tipo brioche com alface, maionese e toque de cebolinha. E o interessante é que ambos hamburgueres estão no menu fixo da rede a pedido dos inúmeros fãs da marca.

 

PRA FAZER EM CASA

“O hambúrguer é um dos lanches mais tradicionais do mundo e tem o poder de democratizar a alimentação com preços acessíveis e grande diversidade de sabores e acompanhamentos. É uma pedida ideal para reunir amigos e família. Essa receita que ensino abaixo, eu mesmo criei”, diz o chef de cozinha e professor da UNINASSAU Maceió, Antônio Mendes.

Hambúrguer de picanha
– Ingredientes:
01 pão brioche
80g de picles
120g de bacon
02 fatias de queijo cheddar
150g de picanha moída com gordura
Sal
Folhas de alface
10g de cebolinha
10g de coentro
70g de maionese
60g manteiga ou azeite de oliva
– Modo de preparo:
Inicie picando bem o coentro e a cebolinha e misturando na maionese com auxílio de um mixer. Passe a maionese nas fatias de pão e realize o processo de chapear rapidamente até que fique levemente crocante.
Com a carne já moída, modele o hambúrguer e tempere somente na hora de levar para a chapa, ou panela, com manteiga ou azeite. Deixe no ponto de sua preferência. Em seguida, leve o bacon para chapa para retirar o excesso de gordura e deixá-lo bem sequinho.

Monte seguindo a ordem de pão com maionese, alface, hambúrguer, queijo cheddar, bacon e pão com maionese.