NOVO NORMAL NO VAREJO
   14 de outubro de 2020   │     20:20  │  0

A pandemia continua desafiando o mundo dos pequenos negócios. Apesar da retomada gradativa das atividades presenciais, o empresário não pode perder de vista que, desde que a crise sanitária foi iniciada, muita coisa mudou na dinâmica dos negócios e que o comportamento do consumidor também não é o mesmo. Pensando na necessidade de adaptação das empresas do segmento do varejo ao novo contexto do mercado, o Sebrae em Alagoas realizará, no dia 22 de outubro, a partir das 19h, o webinar “Varejo e o novo normal: desafios e oportunidades”.
Com mediação de Roberto Meireles, sócio-fundador do Instituto Rio Moda, o evento contará com a participação de dois palestrantes: Patrícia Rodrigues, diretora da Mais Que Isso, e Léo Rodrigues, head of partner success and support na VTEX.

Palestra: A Nova Era do E-commerce:
Léo Rodrigues – Head of Partner Success and Support na VTEX
Possui vasta experiência em operação de E-commerce e mídias digitais. Já atuou como Diretor de Arte Digital, Gerente de Projetos e Arquiteto de soluções de todo tipo de projeto digital, além de acumular prêmios em webart e usabilidade. Trabalhou por quase 8 anos na Osklen com projetos digitais (principalmente E-commerce) e sua última posição foi de Gerente de Tecnologia da marca. Hoje é Head of Partner Success and Support na VTEX.

Inscrições
As inscrições já estão disponíveis e podem ser realizadas gratuitamente na loja virtual do Sebrae Alagoas, por meio do endereço eletrônico https://loja.al.sebrae.com.br/loja/evento/1339643.
A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Ana Paula Dantas, explica que o evento irá discutir o atual cenário do varejo nas modalidades presencial e online. “O objetivo do webinar é levar informações sobre as oportunidades e os desafios do varejo com essa retomada, quais são os desafios do varejo online e do varejo offline, do varejo presencial e do varejo virtual. Neste período de pandemia ocorreu um crescimento muito grande das compras online”, informa.
“A gente quer levar conhecimento sobre esse novo formato de consumo, sobre a forma como o consumidor está vendo esse momento e os desafios do e-commerce. Sobre como é que os empresários estão se preparando para atender essa demanda do e-commerce, da venda virtual. É importante frisar também que essa palestra vai passar por todas as áreas do varejo. Não será apenas para o setor de moda. Todos precisam se reposicionar para atender a nova demanda do consumidor”, complementa a analista do Sebrae Alagoas.
Mesmo com a retomada das atividades presenciais, ainda há a necessidade de estruturação das empresas do varejo para o atendimento presencial. Neste novo contexto, os negócios que estão mais preparados para receber o cliente, que ainda preocupado com os efeitos da pandemia, pode ocupar uma posição de destaque diante da concorrência.
Além disso, as empresas também precisam estar preparadas para acompanhar a expansão da demanda de consumidores que migraram para o meio digital e que pretendem continuar consumindo por meio de plataformas online. Portanto, o webinar “Varejo e o novo normal: desafios e oportunidades” surge como uma oportunidade para entender a nova dinâmica do varejo no presencial e no virtual.

Palestra: Varejo Online e Offline:
Patricia Rodrigues – Diretora da Mais Que Isso
Graduada em Comunicação Social, Pós-Graduada em Gestão de Negócios em Moda e com extensões em Branding, Antropologia do Consumo, Coolhunting e Gerenciamento de Projetos, possui experiência profissional em organizações como Mercatto TIM, Chifon, Luigi Bertolli, Rock in Rio, entre outros. É palestrante consagrada e hoje dirige a Mais Que Isso, empresa de Marketing e Branding com foco em Experiência de Marca.

Atendimento remoto e presencial
Os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários.

Mediador:
Roberto Meireles – Sócio Fundador do Instituto Rio Moda
Mestre em Educação pela PUC-Rio, Pós-graduado em Administração pelo Coppead UFRJ e Engenheiro pela UFRJ. Reúne experiência como docente e gestor de ensino superior, com atuação em Estratégia, Marketing e Organizações. É autor de livros nas áreas de Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Mercado e Inteligência Competitiva.