ELETRICISTA: O DIA DELES
   17 de outubro de 2022   │     21:09  │  0

Dia do Eletricista: conheça a história de alagoanos que enxergam na profissão uma oportunidade de mudar de vida

É difícil imaginar uma sociedade sem eletricidade nos dias de hoje. Com a expansão do setor de energia elétrica no país, os profissionais que desejam ingressar na área podem encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho. No Dia do Eletricista, comemorado nesta segunda (17), a Equatorial Alagoas conta a história de alagoanos que enxergaram na profissão uma oportunidade de mudar de vida.

Mercado de trabalho está aquecido e necessita de novos profissionais; em 2022, Equatorial Alagoas lançou programa de capacitação gratuita voltado ao setor de distribuição de energia elétrica

FORMAÇÃO TÉCNICA 

O alagoano Izaías Florêncio dos Santos, 27, trabalhava como operador de máquinas e decidiu mudar de carreira em 2022. “Decidi ingressar no setor elétrico, pois trabalhar com energia me fascina e sem ela o mundo não seria o que é hoje. Então dei o primeiro passo e comecei a estudar. Me inscrever e ser selecionado para o Escola de Eletricistas foi algo tão maravilhoso em minha vida que eu poderia descrever essa experiência em uma palavra: sucesso”, afirmou.

 

O programa Escola de Eletricistas é uma iniciativa da Equatorial Alagoas, que conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da empresa privada Dínamo engenharia. O principal objetivo é ofertar qualificação gratuita para jovens e adultos que desejam atuar no setor de distribuição de energia elétrica. A expectativa é que o projeto, chancelado pelo Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), lance 50 novos profissionais qualificados ao mercado de trabalho no ano de 2022.

 

Izaias é concluinte da primeira turma do Programa, que capacitou 25 profissionais para o mercado de trabalho. Com a conclusão do curso e o diploma de eletricista em mãos, agora ele granjeia uma oportunidade de atuar no setor elétrico. Atualmente, Izaías participa de um processo seletivo e está ansioso pelo resultado. “É muito gratificante saber que estou no caminho certo. Um dos meus principais sonhos é poder ser um eletricista de sucesso. Quero ser lembrado como um profissional comprometido”, assegura.

 

REPRESENTATIVIDADE

Assim como Izaías, Gilvânia Lins também vislumbra uma oportunidade de atuação no setor elétrico. A eletricista recém-formada acredita que a representatividade feminina é um fator essencial para o progresso da sociedade e o crescimento da economia como um todo. O assunto já é pauta global e se tornou, inclusive, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que são uma coleção de metas que visam promover a erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho descente e crescimento econômico, além da redução das desigualdades até 2030.

 

“É importante encorajar outras mulheres a se desafiarem e a buscarem coisas novas, afinal, a profissão de eletricista é muito bonita e de muita importância para a sociedade. Além disso, a presença cada vez mais forte da mulher no mercado de trabalho só mostra que ela pode ser quem ela quiser!”, exclama.

A coordenadora corporativa do Projeto Gestão e Segurança do Grupo Equatorial, Yasmin Oliveira, ressalta a importância de promover oportunidades que contribuam para a formação profissional dos alagoanos. “É uma grande satisfação para a Equatorial poder proporcionar isso. São cidadãos formados e com capacidade técnica para levar melhores dias para os nossos clientes”.

 

Welton Barbosa, Gerente do Senai unidade Poço, destaca que o mercado de trabalho para o profissional eletricista está aquecido e que é preciso investir no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e socioemocionais requeridas pela Indústria. “Muitas das ocupações exigem treinamentos e orientações técnicas para cumprimento de normas específicas e utilização de equipamentos. O projeto Escola de Eletricistas contribui para o desenvolvimento do setor e melhoria da qualidade na prestação dos serviços para a sociedade alagoana”, finaliza.

Tags: