NO SUL: DIÁRIO DE BORDO
   6 de fevereiro de 2024   │     17:24  │  0

 


Atravessamos serras e canyons para conhecer algumas das paisagens mais extasiantes já fitadas por pupilas dilatadas com a imensidão da natureza. No limite entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, nossa aventura na companhia da Canyons e Peraus – maior agência de turismo da região de Praia Grande, a mais de 20 anos trilhando os canyons, pelos Aparados da Serra, com direito a voo de balão no roteiro.
Os maiores cânions do Brasil são outra atração para os visitantes do Mercosul. E o melhor: ficam a poucos quilômetros da BR-101, a estrada que dá acesso às praias de Santa Catarina. Os parques nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral estão localizados na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e oferecem uma beleza natural única. Portanto, incluir os cânions do Itaimbezinho, Fortaleza e Índios Coroados no seu roteiro de férias é uma experiência ainda mais enriquecedora.

DIA 1


No Canyon Itaimbézinho percorremos trilhas com belas vistas, cachoeiras e floresta de araucárias.
Desde outubro de 2021, os parques contam com seus serviços de visitação concedido ao setor privado, quando a Urbia Canions Verde começou a operar serviços locais.
Desde então, esse cenário, com os maiores edifícios naturais do Brasil, passou por inúmeras revitalizações e melhorias constantes, garantindo um destino estruturado e preparado para receber em alto nível.
A concessão transferiu a responsabilidade pelos investimentos em segurança, infraestrutura e acessibilidade, a fim de garantir a criação de atrações de qualidade. Atualmente, entre os opções de atividades, são cerca de 10 trilhas para diferentes níveis de caminhantes e caminhantes – todos autoguiados -, aluguel de bicicletas, restaurantes e áreas de piquenique dentro dos Parques Nacionais, feiras artesanato, passeios de observação de aves, áreas de piquenique, entre outros. Além disso, o cânion de Fortaleza abriga a tirolesa mais alta da América, que começa a 1.099 metros acima do nível do mar em uma paisagem incrível.
Urbia
A Urbia Gestão de Parques é uma empresa que nasceu para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos. Apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura.

Nosso café – acompanhado de um bom pastel de pinhão foi no Costaneira Café.

Na Urbia Store garimpamos itens produzidos na região – de mel à bala de banana, passando por cervejas e chocolate.


Já o almoço – um ‘senhor sanduba’ foi no Antonio’s Serra Bar, filial do tradicional pub


No Canyon Fortaleza, o Buenas Hamburgueria é uma boa opção pra matar a fome rapidinho e tirar a poeira da goela.


Já na cidade de Cambará do Sul, o Sabores de Querência é parada obrigatória para descobrir que geleia não vai só com pão: sorvete, drink e outras delícias!

Para o jantar, o restaurante não poderia ter outro nome: Vistta, na companhia de pratos autorais com a grife do Chef Marcos Livi, localizado em uma bela paisagem de altitude!

DIA 2

Localizada em Praia Grande – Santa Catarina, a Morada dos Canyons é mais que uma experiência extraordinária de hospedagem incrustada em uma geografia exuberante – com vistas espetaculares para os cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra.
Com chalés, piscinas aquecidas, mirantes, restô deluxe e menu de atividades terceirizadas que vão de cavalgadas a passeios+trilhas nos cânions e passeios de balão. Não a toa empreendimento atingiu a marca de 1 milhão de seguidores em sua conta oficial no Instagram @moradadoscanyons

O Grupo agora aposta no Morada SPA – construído em uma área de 1.700 metros quadrados, com salas de massagem, saunas, biblioteca, banheiras de imersão, jardim de inverno, academia, restaurante e piscinas. Alem de três amplas suítes com vistas deslumbrantes para os canyons – com inauguração programada para março.

Num spoiler, fomos convidados a conhecer – em primeira mão – o conceito de experiências sensoriais e de relax, para renovação+equilíbrio entre corpo e mente.

 

Através da agência de turismo
Canyons e Peraus – a mais de 20 anos acompanhando visitantes do mundo inteiro – fizemos um incrível voo de balão pelos arredores de Praia Grande, SC, uma das melhores experiências da minha vida!
A decolagem ao amanhecer tem um charme a mais. Com duração de 60 minutos, o voo nos proporcionou uma vista panorâmica dos Aparados da Serra, vales, montanhas e litoral – podendo chegar a 1500 metros de altitude.

 

SERVIÇO

• Onde comer:

@costaneiracafenoparque

Parque Nacional Aparados da Serra, Canyon Itaimbezinho

@antoniosnoitaimbezinho

Centro de Visitantes do Cânion Itaimbézinho – Cânion Itaimbézinho, Cambará do Sul – RS, 95480-000

@buenascanyon

Cs-102 km 22, S/N, Cambará do Sul – RS, 95480-000

@saboresdaquerencia

Getúlio Vargas, 1414

@vistta_sc

Rota dos Tropeiros, 1700 – Praia Grande, SC, 88990-000

@gastropubgrotabier

Abel Esteves de Aguiar, 588

Praia Grande, Santa Catarina

@chocolatesdiana

R. Ricardo Inácio, 272 – Praia Grande, SC, 88990-000

• O que fazer:

@canyons_e_peraus

@urbiaparques

Onde se hospedar:

@moradadoscanyons

SC 290, km 28, Serra do Faxinal Praia Grande

+55 48 3198-8279

Tags:, , , , ,