TONY MENDES: FOTÓGRAFO CAPTA A ALMA DOS CAVALOS
   21 de março de 2023   │     10:43  │  0

Nascido em Itanhém, no interior da Bahia, Tony Mendes cresceu em meio aos cavalos, acompanhando o seu avô na fazenda. Logo comprou uma câmera para aprender a fotografá-los e sua ligação com a cultura equestre o ajudou a alcançar uma rápida evolução na área e, aos poucos, o que era um hobby se tornou profissão há quase 10 anos.

A interação com os animais criou uma assinatura imagética que projetou o trabalho do fotógrafo. “Aprendi que respeito, carinho e paciência geram uma conexão de confiança com esses seres extremamente inteligentes e sensíveis. Através de um olhar artístico busco celebrar a beleza dos cavalos.”

Quando começou a dividir as técnicas de iluminação desenvolvidas com seus alunos em workshops anuais, conseguiu capturar uma de suas fotos mais emblemáticas. Inscrita num concurso, foi premiada em três categorias diferentes, abrindo uma série de outras premiações nacionais e internacionais, num total de 27 fotos premiadas em diversos países – ‘Horse Soul’, inclusive, ganhou vários prêmios no MUSE Photography Awards de 2023: Fine Art Platinum Winner e Nature Gold Winner.

Logo vieram as capas de revista, um convite para expor seu trabalho na Espanha e a rotina de viajar pelo Brasil fotografando animais para leilões e clientes do calibre de Wesley Safadão e Mano Walter.

O principal desafio do profissional ao trabalhar com essas feras majestosas é extrair seu melhor ângulo. Para tanto desenvolveu técnicas para chamar a atenção, como berrantes ou caixa de som para replicar o ‘relincho’, usar luz refletida em espelho, além de equipamentos sofisticados: câmeras e lentes telefoto de maior alcance e perspectiva.

O profissional flerta com a fotografia de moda justamente quando o fashion world aposta na figura do cavalo para além da tendência country

Hoje compartilha seu trabalho pelo Instagram @tonymendesphotography onde acumula recordes de visualizações, se prepara para exposições, comercializa impressões numeradas por e-commerce e galerias e planeja fotografar na América do Norte e na Europa para a produção de um livro.

Tags: